Lendo este título, a primeira imagem que te vem à memória é o filme do tal do Wonka?

Quem nunca, de criança, desejou passar a noite sozinho em uma fábrica de chocolates?

Pois bem, posso dizer que, de certa forma, depois de uns 30 anos pude realizar este sonho. É claro, que não fui tão longe quanto uma imaginação pode chegar, mas bem mais perto do que uma realidade pode oferecer.

O tal do lugar chama-se SOMA chocolatemaker e fica em Toronto, no Canadá.

Ao entrar na loja, a primeira sensação é de estar no paraíso, ou em em algum lugar mais elevado do que a terra. Para comprovar a sensação, leio na parede “Food of the Gods” e sinto um alívio: Não, não estou sonhando.

Passo a inspecionar a loja de cabo a rabo e vou descobrindo que eles sabem tudo de chocolate, de todos os cantos do mundo, que criam variedades de chocolate pra chato nenhum botar defeito: fair trade, orgânico, amargo, doce de acalmar qualquer TPM + combinações inusitadas e inacreditavelmente, precinho camarada. Atentos a tudo, as embalagens são mais que legais.

Melhor que descobrir o chocolatemaking room foi o chocolate laboratory.  Só pelo nome já deu pra entender o que acontece em cada uma dessas salas, certo?

Confesso que não dei tanta atenção ao gelato laboratory, pq com -20º não conseguia pensar muito em sorvete, que era afinal, o estado em que eu mesma me encontrava. O pedido do dia era chocolate quente.

Maior pecado que tanto chocolate, é o site deles que não explora todo esse potencial chocolístico. Que bom que tirei tantas fotos pra vcs verem “de perto” esse paraíso todo.

Essse tipo de loja, especialista em um único produto é uma super tendência, onde o lema é basicamente: faça uma única coisa, faça bem e de todas as maneiras possíveis,  fazendo contraponto às One Stop Shop. Tanto relacionado a produtos, como em serviços.

Em produtos, tem muitos exemplos bacanas como da brasileira Anne Fontaine, considerada a rainha das camisas brancas; e a La Bombe faz bombinhas de todos tipos, inclusive salgadas (!), entre tantos outros, que vc já deve estar se lembrando.

E um exemplo em serviços que eu adoro, sou suspeita pra falar, mas não posso deixar de dar, é o Great Place to Work. Criador e detentor da metodologia do prêmio “As 100 Melhores Empresas para Trabalhar” publicado no Brasil e no mundo todo, é uma consultoria de Gestão de Pessoas, especialista na avaliação do nível de confiança da empresa. Ou seja, faz única e exclusivamente a medição do ambiente de trabalho. Parênteses: satisfação, engajamento, felicidade ou o modismo que vc quiser chamar, está todo “dentro” do nível de confiança medido por eles, ou seja, quanto maior o nível de confiança maior o engajamento e assim por diante. Portanto, não entra em outros serviços como remunerações, benefícios, competências etc.

Bom, mas voltando ao chocolate… Tive que pedir desculpas aos grãos, pois as crianças incomodaram um pouquinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...