Consistente em seus patrocínios, a Red Bull mantém o Red Bull Brasil FC, time de futebol da cidade de Campinas (manda seus jogos no estádio Moisés Lucarelli), dirigido pelo experiente técnico Jair Picerni, que disputará a série B do Campeonato Paulista.

Vale lembrar q a marca mantém, entre outros, três times de futebol – Red Bull New York (EUA), Red Bull Salzburg (Áustria) e Red Bull Leipzig (Alemanha) -, dois times na Fórmula 1 (RBR e Toro Rosso), um time de hóquei (Red Bull Salzburg)  e um campeonato de corrida de aviões (Red Bull Air Racing). A aposta dessa empresa (de um produto só) no esporte visa evidenciar o benefício energético q proporciona (te dá asas).

Uma questão importante q o blog Brainstorm #9 levanta é: como a Rede Globo, famosa por não promover produtos gratuitamente, chamará o time?

Na mesma linha de investimento para exposição da marca através do esporte, temos o Pão de Açúcar Esporte Clube. O time, mantido pelo Grupo Pão de Açúcar, atuará pela série A-2 do Paulistão em 2010.

De caráter social, o time  aposta na formação de talentos e dá oportunidades para educação dos jovens pretendentes a craques.

É lógico q devem existir outras iniciativas como essas. Seja como responsabilidade social, seja como apoio esportivo para exposição da marca. Acho interessante os dois formatos para disseminar os atributos de marca (esses dois casos, vale lembrar, bem aplicados).

Precisamos conscientizar os empresarios, os profissionais de marketing e de comunicação que não é apenas com reclames televisivos que se constrói uma imagem. Quantas vezes você perguntou como sua marca vai além da propaganda?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...