1

Quem nunca se perdeu ou perdeu a hora em uma livraria?

Quando viajo bato cartão. Adoro aquela vastidão de livros que me fazem sentir dentro da world wide web…

A que mais me impressionou até agora, foi a canadense Indigo.

Sim, ela é gigante como a americana Barnes & Noble; sim ela tem um café gostoso como a La Feltrinelli de Milão; sim ela tem livros de arte incríveis como a Mendo em Amsterdã (mas no quesito elgância, perde feio, devo admitir); sim ela tem área de distração para crianças como a Livraria da Vila, em São Paulo e RJ também caminha para um site infinito como a Amazon.

O que me impressionou, então? Foi o quanto ela conseguiu explorar ao máximo todas as formas possíveis de consumo que uma loja de livros poderia.

A Indigo é assim: um pouco depois da entrada, uma prateleira sugere produtos que deixam minha casa mais acolhedora para meus convidados (que com certeza vão apreciar meus novos livros ou perguntar o que estou lendo) como biscoitinhos, chocolatinhos, velinhas perfumadinhas, cházinhos…

Na parte de guias de viagem, estão expostos também mochilas, porta-passaporte, diários de bordo, quadros de mapas etc. No setor de livros de saúde e auto-ajuda, ops quer dizer bem-estar; mats de yoga e massageadores. Um pouco mais pra frente, perto do caixa, vi pantufas fofinhas, meias quentinhas, creminhos… e mais uma seleção de chás “jamais antes vistos”. Na hora me imaginei à noite em casa, dispensando todas as baladas e fazendo um ritual para leitura embaixo do edredon.

(Em off, sussurrando: Percebeu ou lembrou a lógica, né?)

Muito sensível a Chief Booklover da Indigo pensar em tudo isso…

2

3

4

5

6

Não, não, de forma alguma pude achar que é mais um antro de consumo. Afinal, sim, ela tem uma fundação que “diagnosticou” a crise de falta de livros nas escolas canadenses e incentiva o gosto à leitura nas crianças – Love of Reading -, e sim manifesta sua preocupação com o tanto de papel que comercializa em IndigoGreen.

7

8

9

Famosa livraria de Notthing Hill, Londres…

Famosa livraria de Notthing Hill, Londres…

E você? Me conta qual é sua livraria favorita?

Por Cristina Tolovi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...