Na minha visão, nenhuma assinatura em conjunto com a visual tem tanto poder qnto a sonora. Um dos motivos deve ser as diversas possibilidades disseminação do áudio. Outro deve ser uma ligação entre memória auditiva e emoções.

Quer ver como é simples? Pense na assinatura da Intel (talvez o maior case desse assunto). Certamente vc lembrou do “pãããã..pã-pã-pã-pãã!”

Nós não compramos diretamente os produtos Intel, mas sabemos de seus benefícios e o qnto agregam valor a outros produtos. É a tal da marca ingrediente. Nesse caso, nada mais apropriado q o som. E eles conseguiram uma assinatura rápida, q convive bem em diversos meios, chama atenção e é fácil de memorizar.

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No mesmo caminho e consolidando sua identidade sonora está a Philips, agora posicionada como referência em inovação. Eu gosto muito do resultado.

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Outra forma de assinatura sonora além da vinheta é, por exemplo, a criação de uma música exclusiva. Lembra do Seu Jorge e Sagatiba? Foi polêmica na época, ainda tenho minhas dúvidas se funciona, mas é uma forma diferente. E muita gente entendeu o significado do nome e não esquece da letra: “É a Sagatiba…”

Vale lembrar q nem toda marca necessita de um som. Mas toda marca precisa de um elemento proprietário q a identifique.

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