Toda empresa q se propõe a realizar consultoria estratégica de marcas sabe q é no ponto de venda onde tudo acontece. Muitas vezes até o primeiro contato com a marca pode acontecer ali (caso da Del Valle, por exemplo).

A valiosa experiência das gôndolas é o q pode empurrar uma marca para o sucesso ou para o abismo do fracasso.

Pois bem, ontem estava de passagem pela loja do Carrefour no Jardins (rua Pamplona) e resolvi dar uma espiada no jogo entre Espanha e Portugal pela Copa do Mundo. Havia muita gente ali com o mesmo intuito. Minha surpresa foi q, além da profusão de marcas e da poluição visual (havia vinho, flores, bandeira do Brasil…), a maioria das TVs estavam conectadas de forma equivocada nas antenas de transmissão, por isso mostravam imagens péssima qualidade. Quem é q vai comprar um modelo onde já viu uma transmissão horrível – nem todo mundo sabe das condições de instalação, afinal.

pdv_carrefour_corte

Dá pra perceber um pouco nessa foto q consegui tirar na hora (do celular, o q não ajuda muito): o modelo da Philips (primeiro da esquerda, acima) era o único visivelmente conectado (antena logo abaixo) e, portanto, com transmissão digital. Os outros estavam todos em analógico (sem comparação!), além dos modelos da Samsung (no canto de cima a direita e logo abaixo) estarem em clara desvantagem pela falta de regulagem (tão escuro q era impossível assistir). Logicamente as pessoas se concentravam no modelo da Philips.

Não estou pedindo pra assistir TV com qualidade nos pontos de venda, mas q as marcas entendam q o cuidado é tão (ou mais) importante ali, na experiência das pessoas com o produto, qnto num anúncio ou filme da campanha publicitária.

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