Há tempos tenho refletido mais profundamente sobre o comportamento das profissões ligadas ao branding (designer, estrategista, etc). Isso sempre surge mais fortemente no momento de completar o campo “profissão” em qualquer formulário de cadastro.

O q todo mundo sabe (ou deveria saber) é q realmente há uma proximidade do nosso segmento com algumas ciências, principalmente as ligadas à humanas. É notória a ligação com psicologia, antropologia, sociologia, filosofia, semiótica, comunicação. Dependendo do tipo do projeto e sua abordagem, acabamos utilizando mais ferramentas desse universo do q aquelas previstas nas metodologias por aí.

Tem algo, porém, q me incomoda toda vez q vejo aquele campo à espera de uma resposta no formulário (e vou compartilhar com vcs). Eu acho q temos tudo a ver com astronautas. Esses profissionais, vistos como viajantes do espaço, na verdade trabalham duro em terra pra q tudo dê certo durante a missão. Na verdade existe uma grande equipe por trás de todo desenvolvimento. E a viagem é a “cereja do bolo”.

Com mergulhadores e exploradores do oceano ocorre a mesma coisa. Tudo precisa estar bem planejado para q saia corretamente. Além de equipamentos e profissionais custarem uma fortuna, a organização de uma expedição não é simples. E sua trajetória é cheia de impedimentos, principalmente meteorológicos.

Vejo q nós, profissionais do branding, tb temos um trabalho árduo por trás de projetos q (aos olhos de quem não conhece) parecem glamurosos. Tb sempre existe uma equipe competente no desenvolvimento q, na maioria das vezes, fazem o conjunto para chegarmos à melhor solução. Deadline, timesheet, expectativas, tudo isso são impedimentos q fazem um projeto de marca, q não acontece toda hora nem é um investimento financeiro pequeno, complexo. Ver uma marca publicada e caminhando na direção de seu posicionamento é apenas a “cereja do bolo”.

Mas como explicar isso naquele espacinho onde perguntam o q eu faço? Por enquanto eu seguro a vontade de colocar ASTRONAUTA e geralmente opto pelo comum PUBLICITÁRIO. Mas um dia ainda vou fazer minha vontade e preencherei com o primeiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...