Muito já se comentou e percebeu da criatividade dos nomes de operações policiais. Pra quem não sabe, esse artifício foi criado para manter o sigilo das investigações internamente. Mas a prática caiu nas graças da mídia, pois fica muito mais fácil identificá-las – a função de qualquer nome, afinal.

Algumas delas: Satiagaha, é um termo indiano q significa firmeza na verdade, e foi o nome da famosa operação anti corrupção; Arca de Noé foi uma operação contra o jogo do bicho; Gasparzinho atuou contra fraudes em licitações; Moeda Verde, investigação de licenças ambientais; Avalanche, sobre apropriação indevida de dinheiro apreendido durante uma outra operação de fechamento de bingos; Castelo de Areia investiga crimes financeiros e lavagem de dinheiro, tendo construtoras como centro das operações.

Agora a mais bizarra de todas eu ouvi no rádio dias atrás: a operação q flagra menores cometendo delitos na cidade de São Paulo foi batizada, talvez somente pela imprensa, de Enxuga Gelo – pois os menores detidos são logo liberados pelo conselho tutelar e voltam a cometer os mesmos crimes. Adequado, porém lamentável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...