É muito fácil perceber qndo um negócio tem sua estratégia alinhada à sua marca. Não é preciso q o fato seja dito de forma literal, ele está no comportamento e caminhos q a empresa escolhe.

A recente associação entre Shell e Cosan é um ótimo exemplo disso. Não é novidade para ninguém q a marca da concha é reconhecida por todo globo como fornecedora e distribuidora de combustíveis. Em uma época em q fala-se muito em responsabilidade ambiental, qual deve ser a postura de uma empresa com as mãos “sujas” de petróleo? É aí q entra a Cosan. Com foco na geração de energia renovável, a Cosan emprestará seus atributos voltados para a sustentabilidade numa tentativa de “limpar” a barra da Shell. Certamente é uma troca complicada, mas possível de ser realizada. E veremos cada vez mais situações como essa.

As eleições estão aí. E uma das marcas mais fortes da política hoje é, sem dúvida, o atual presidente Lula. Não vou entrar no mérito de sua atuação como governante, mas o que a plataforma de campanha do partido tenta fazer é associar a imagem da Ministra Dilma Roussef com a dele. E assim criar um cenário favorável para uma possível sucessão. Talvez seja mais complicado criar entre pessoas, pois se trata de um elemento muito mais falível (e tangível) q a marca de uma empresa.

Na época eu achei q a fusão do Santander com o Real ABN traria muitos problemas – vale lembrar q sou cliente do Real. No entanto acredito q estamos assistindo uma transição q culminará, paulatinamente, com a saída da marca Real. Aparentemente, essas culturas completamente distintas estão dispostas a contribuir para integração de uma única marca. O que eu percebo, aliás, é o Real emprestando seu posicionamento conectado no bem estar das pessoas e do meio ambiente, e o Santander agregando em solidez e uma agilidade de varejo. Isso me deixou um pouco mais simpático ao Santander.

Como podemos ver, é possível criar uma relação próspera para todas as partes qndo a estratégia de marcas e de negócios seguem o mesmo pensamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...