Esse post não é pra falar de qualidade musical. Vamos falar sim de algumas questões da música ‘Ai se eu te pego’, mas pontuais. O foco é falar das lições que podemos aprender com o sucesso desse cantor.

O primeiro ponto q enxergo é a coerência. O artista já vinha buscando formas de aumentar sua abrangência com músicas como ‘Fugidinha’, q tb tem um refrão chiclete, e ‘Eu te amo e open bar’, q era uma aposta eletro-pop para se encaixar em padrões de baladas eletrônicas – mas sempre com foco no público q gosta de sertanejo. Essa última música tb mostra outra questão importante: definir objetivo. Já na época q lançou seu DVD, essa música ‘Eu te amo e open bar’ entrou com pretensão de atingir o mercado internacional.

Outra coisa importante é ter uma linguagem acessível para a maioria das pessoas. Isso pensando a linguagem em vários aspectos. Primeiro o contexto, q traz de coisas q fazem parte do cotidiano da maioria dos jovens (independente da nacionalidade), como a balada, paquera, xaveco, sexo. O trabalho da linguagem visual, pois é possível identificar a música através da coreografia sem precisar de som. Depois o idioma, pois a música, mesmo sendo em português, é facilmente entendida em espanhol – uma língua muito mais difundida no mundo q a nossa. O próprio cantor já declarou q os gringos preferem a canção em português (!) e q apresentou a versão em inglês mais vezes no Brasil do q lá fora. Esse último elemento, por exemplo, talvez seja a diferença de amplitude desse hit popular com o atual ‘Quero tchu, quero tcha’, q vem recheado de regionalismos.

Pra finalizar, o elemento q considero mais importante para alavancar a projeção da música e do cantor além das nossas fronteiras foi ter um embaixador. Nesse caso o disseminador foi o mundialmente famoso e midiático futebolista Cristiano Ronaldo, do poderoso Real Madrid. É bastante provável q a coreografia na comemoração do gol tenha sido espontânea (logicamente q influenciado pelo companheiro brasileiro), mas agregou uma chancela (ou, pq não, uma associação de marcas) com repercussão imediata e gigantesca – o vídeo no Youtube tem mais de 23 milhões de visualizações!

Com tudo isso, nosso conterrâneo tupiniquim desbancou nomes de respeito no cenário musical global e atigiu o primeiro posto nas paradas de sucesso européias. Claro q não dá pra afirmar q Michel pensou ou planejou tudo isso, mas é inegável o patamar q ele alcançou.

Sou da opinião q toda ocasião nos traz pelo menos um aprendizado. Por isso é importante estar sempre com a mente aberta para perceber e receber (não necessariamente nessa ordem) qualquer tipo de manifestação antes de juntar as pedras para jogar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...