Ontem começou a Design São Paulo, na Oca. Mais uma ótima notícia!

A Design São Paulo parece não ter a pretensão de se tornar tão grande e pulverizada pela cidade como a London Design Festival – que abriga além da feira, circuitos pela cidade -, já que está concentrada em um único espaço e é restrita a convidados. É mais focada em design de produto, ao contrário da Brasil Design Week, que é uma mistureba com agências de design, branding etc. Mas já chega por aqui muito bem estruturada, ainda que pequena e com a promessa de entrar no calendário internacional das feiras de Design, promovendo a profissionalização do setor. Como o evento é idealizado e organizado pela Luminosidade, a mesma empresa do São Paulo Fashion Week, quem duvida?

A começar pelo logo do evento… fiquei tão fascinada por ele, que depois vai ganhar um post exclusivo!

Além de exposicões de mobiliário, o evento conta com participação de galerias e lojas especializadas (e aprovadas pela direção), além de oferecer palestras e workshops.

Tem bastante coisa bacana, mas destaco o trabalho do Rodrigo Almeida. Criador auto-didata e perfeccionista, ele é capaz de transitar do móvel à jóia, utilizando como principal suporte o cabo náutico – que eu amo.

O ponto alto de ontem foi a palestra do Fernando e Humberto Campana. Sim, novamente os Campanas. Foi muito gratificante rever a trajetória e emocionante conhecer os recentes refinados e delicados trabalhos que estão expostos em Roma, no Consulado Brasileiro. #maiscampanasporfavor

Encerraram criticando o constrangedor design copy+paste e defendendo a posição e a importância do designer na indústria. Foram bem claros exemplificando as viagens à Europa para copiar modelos ou quando o dono faz tudo, sem um designer. Foram ovacionados pela platéia. Claro, foram críticas motivacionais, ou seja, dissseram claramente que já passamos dessa fase, não precisamos mais dessas atitutes. O Brasil agora está em outro patamar!

A única parte boring, foi na hora das perguntas, claro. Com o questionamento que escuto desde a faculdade sobre arte X design X artesanato ou a manifestação de uma profissional exigindo atitude dos palestrantes para o reconhecimento da categoria perante a lei, acabei lembrando-me de um artigo imperdível, que li recentemente,  chamado Louco de Palestra.

Hoje acontece o Top XXI Prêmio Design Brasil. Ou o Prêmio Top XXI – Design Brasil. Vi as duas grafias… Atenção, tb não é a 21a edição, e sim, a 3a.

A primeira pessoa que curtir esse post ganha um par de convites para o evento!

 

Por Cristina Tolovi

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...