Estivemos no Fórum Internacional organizado pela Aba dias 23 e 24 de agosto, em São Paulo.

Antes de entrarmos no conteúdo, gostaria de ressaltar q, na minha visão, a organização na recepção, o material entregue e o local (apesar de algumas reclamações pela distância) foram excelentes – somente o áudio de uma ou outra palestra deixou a desejar, pois as apresentações estavam nos notes dos palestrantes e não reunidas em uma máquina só.

O primeiro dia começou com a apresentação da pesquisa Top Brands/Aba para medir as forças das marcas. Apesar da apresentação ter deixado a desejar, a pesquisa traz dados bem interessantes para o mercado nacional. Como o crescimento das marcas Samsung e LG, deixando Sony para trás.

Na sequência tivemos o painel da Abedesign: o papel do design na construção de marcas. Com a participação de Ronald Kapaz (Oz Design), Cláudio Hirata (Future Brand), Ricardo Leite (Crama Design) e moderação da Ellen Kiss (ESPM). A conceituação feita pela Ellen para abrir o painel foi muito boa. Tivemos a apresentação do case da Penalty pelo Kapaz, Eudora pelo Hirata e GloboNews pelo Leite. Sobre os dois primeiros já falamos aqui, o terceiro foi o melhor de todos, muito bem construído e embasado. Peço permissão para um parênteses aqui: a forma de pensar do diretor da Crama me surpreendeu. É muito parecida com a forma q eu penso marca. Fecha parênteses. Para terminar o painel, o debate deixou muito claro como as consultorias/agências/estúdios sofrem com a falta de coragem dos clientes e não sabem trabalhar esse fator, o q nem sempre leva para os melhores caminhos no desenvolvimento da marca.

Após o almoço tivemos a apresentação do case da Natura. É complicada a missão de apresentá-lo, pois muito já foi dito sobre. Foi bacana, apesar de bastante focado em comunicação.

Na continuação tivemos um debate sobre o papel das marcas num cenário de mudanças, com apresentação de Luciano Deos (Gad) e Jaime Troiano (Troiano) com moderação de Rafael Sampaio (Aba). Deos trouxe uma visão de marca integrada com o contexto macroeconômico e Troiano colocou os cuidados para uma marca nos momentos de fusão e aquisição em 12 tópicos.

Após o coffee break, tivemos a apresentação do case de reposicionamento do mercado de vinhos brasileiros no mundo. Na minha opinião o melhor do dia. Andréia Milan (Instituto Brasileiro do Vinho) e Julio Moreira (Top Brands) fizeram uma dobradinha bacana cliente-consultoria na explanação. Show de bola!

Ação do Google no break

O segundo dia começou com a única palestra internacional do Fórum. Kimberly Orton da Effective Brands de New York falou sobre o desafio da globalização de marcas de países emergentes, e começou me deixando em dúvida se ela havia nos subestimado ou se estávamos em um nível de maturidade do assunto semelhantes. Foi uma apresentação importante pra abrir os olhos de diversas empresas q buscam o mercado externo. O ferramental exibido e a visão de construção de marca em diversas culturas foram os pontos altos.

Prosseguindo, tivemos uma surpreendente apresentação do case da Vivo pela diretora da companhia Cristina Duclos. A anfitriã (o evento foi no teatro da Vivo) contou detalhes sem nada esconder, revelando ainda detalhes q acontecerão: como a substituição da Telefônica pela marca brasileira e alguns novos produtos.

Logo após a diretora de estratégia da Interbrand no Brasil, Daniella Bianchi apresentou o estudo de cidadania corporativa realizado pelo escritório. Eu já tinha visto, mas é sempre muito bom. Vale a pena dar uma conferida no site.

Após o almoço foi necessário retomar a agenda de compromissos particulares q me impediram de ver a sequência do evento (incluindo a palestra da prof. Martha Gabriel q estava louco pra ver).

Posso resumir q o evento foi bem bacana (talvez um pouco longo pra quem não pode se ausentar 2 dias no trabalho) pra reunir o mercado em torno do assunto. Principalmente vindo de uma instituição mantida basicamente para os anunciantes/clientes. Afinal, o branding está (de verdade) dentro das empresas e não nas consultorias.

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