Estava navegando pelo Bla qndo vi esse comparativo e resolvi tb dar minha opinião (e fazer uso da imagem, viu Marcelo!).

Fui atrás de informações e não encontrei algo mais concreto. O site não tem nada, nem a antiga nem a nova. Essa nova identidade vazou em um evento da CBFS (Futsal) e no site da Federação Brasiliense, entidades patrocinadas pela empresa, e tb em outras oportunidades na Argentina (onde a marca aparece na cor azul). Como não há nenhum registro, tb não sei quem foi responsável pelo projeto.

Na minha visão, essa identidade visual sai do universo do futebol – onde é reconhecida há tempos – para alcançar novos/outros horizontes. Não é algo marcante, acho até q a outra era bem mais, mas precisa ser?

O símbolo me remete a uma releitura do q já existia, uma razoável evolução. Manteve o movimento, agora com um leve balanço. Uma visão interessante, mas não lembra um pouco parte do símbolo da Passaredo?

A tipografia é a maior alteração, passou de algo bem geométrico para uma opção com mais curvas. Me parece q a outra era pura e essa trabalhada, o q é um ganho (é muito complicado trabalhar identidade visual com famílias tipográficas puras, né?). Apesar disso, não gostei do resultado. Acho q, ao mesmo tempo q é mais proprietária, é tb mais frágil.

Falando em coisas próprias, a cor, q possuía uma aderência quase q única, tomou um caminho mais conservador.

Ao meu ver o conjunto da obra não é de todo mal, mas ficou fraco. Mais q a antiga.

O maior problema, porém, é não saber o enredo q leva até a alteração, a estratégia. Mudar por mudar é mudancite!!! As marcas costumavam mostrar parte de seu backstage para q pudéssemos compreender melhor essa jornada, mesmo q breve. Ou elas não utilizam mais essa prática, ou não tem mesmo esse embasamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...