Bem-vindo, coração valente – por Gustavo de Almeida

Não sei você, mas estou achando estas eleições uma verdadeira aula de propaganda. Uma das melhores campanhas eleitorais que já vivi, um espetáculo de discursos, argumentos e peças publicitárias. Louco? Vou muito bem, obrigado. Bem feita, bem executada e eficiente, as mensagens de Dilma e Aécio mereceriam dissertações de mestrado e doutorado em Marketing Político. [&hellip

Continue lendo…

A plantação de cevada da Granja Comary

Não existe! Essa foi a primeira conclusão que tirei no momento em que vi a propaganda da Ambev. A campanha é ótima, a ideia excelente. Mas não é autêntico. Agora, em uma publicação (que achei até certo ponto inocente) do grande jornalista Juca Kfouri, tivemos a real comprovação. Durante o início da cobertura da Seleção [&hellip

Continue lendo…

A primeira vez de Fátima Bernardes (na propaganda)

Agora que o assunto “propaganda da Fátima Bernardes para Seara” está adormecido, baixou a poeira, vale comentar algo. Realmente a imagem da apresentadora era algo preservado por muito tempo, por conta de seu trabalho jornalístico (que requer isenção e imparcialidade). E por causa dessa ‘virgindade’ houve muito cuidado na escolha de sua ‘primeira vez’. Começando [&hellip

Continue lendo…

As velhas (e cômodas) fórmulas das cervejas brasileiras

Não é déjà vu. Eu já falei sobre isso aqui no Garimpo. Foi no longíquo outubro de 2009, leia aqui. Faço minhas palavras de 2009 as mesmas de hoje. E a fórmula se repete: chega o verão e as cervejarias enchem a programação de palhaçada. É aqui que retomo minha reflexão de quase meia década atrás: [&hellip

Continue lendo…

Mercedes-Benz: ousadia ou falta de alinhamento na comunicação

A Mercedes é realmente uma marca encantadora: tem excelentes produtos e reputação. E está bem posicionada em seu segmento de luxo. Porém de uns tempos pra cá tenho visto pipocar algumas ações no mínimo esquisitas da marca. Daquelas que se não tivessem sido divulgadas (ou postadas) pela marca, nunca acreditaríamos, chamaríamos de fake, etc…. Só [&hellip

Continue lendo…

“Google é um segundo passo no planejamento de marketing digital”

Essa frase está entre aspas pq eu nunca assumiria uma heresia desse tamanho. Ela foi dita por um colega semanas atrás – e tanto não vejo sentido na colocação, que está ecoando em minha mente até agora a ponto de surgir esse post. O maior erro, entre tantos, que vejo nesse tipo de colocação é ter [&hellip

Continue lendo…

Uma marca é o que ela efetivamente faz

Há diversos textos de qualidade falando de como o Barcelona, o time de futebol catalão, é um exemplo de gestão de marca. Realmente eles imprimiram um formato, ao menos no mercado deles, diferente dos concorrentes e que dá resultado. É sobre isso que quero falar rapidamente. Não vejo a vitória acachapante sobre o Santos semana [&hellip

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Continue lendo…